Notícias

Mãe de empregado morto obtém R$ 500 mil de indenização após 10 anos

A mãe de um empregado morto em um acidente de trabalho na cidade de Guanambi, na região do centro-sul da Bahia, vai receber R$ 500 mil de indenização, informou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta sexta-feira (25). O processo durou 10 anos, oito deles na Justiça comum, e a conciliação foi firmada após o entendimento de que houve negligência com a segurança do trabalhador.

O acordo foi mediado entre o juiz Alfredo Vasconcelos Carvalho, a família e o clube para qual o rapaz trabalgava, na Vara do Trabalho de Guanambi. De acordo com o Tribunal, o empregado foi contratado como auxiliar de escritório e morreu após recever forte descarga elétrica em abril de 2014, no momento em que fazia o serviço de manutenção da piscina do clube.

Segundo o TRT, três fatores foram levados em conta para a responsabilização do clube. Um foi que a vítima não usava equipamentos de proteção como luvas e botas de borracha. Além disso, a área estava alagada, o que aumenta o risco de eletrocução. E o trabalhador estava em desvio de função, já que executava um serviço para qual não havia recebido devido treinamento.

O processo foi iniciado no ano de 2005, na Justiça comum, e redistribuído para a Justiça do Trabalho apenas em janeiro de 2003. Segundo o TRT, em sete meses foi dada a sentença na primeira instância, seguido de recursos sucessivos. O último na 5ª Região foi julgamento em setembro de 2014. Em dezembro deste ano, houve agravo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que foi julgado e o processo concluído.

FONTE: GLOBO.COM

Voltar