Notícias

Novo Fórum da Zona Sul será inaugurado no mês de setembro

Localizado na Marginal Pinheiros, próximo à estação de trem Jurubatuba, o novo fórum trabalhista da Justiça do Trabalho da 2ª Região tem previsão de inauguração para o mês de setembro deste ano.

A nova unidade contará com 20 varas trabalhistas, e terá a jurisdição delimitada pelas subprefeituras da Cidade Ademar, Campo Limpo, Capela do Socorro, Ipiranga, Jabaquara, M’boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro e Vila Mariana.

Nessa terça-feira (03), no Gabinete da Presidência do TRT da 2ª Região, em São Paulo-SP, foi assinado o contrato de locação, cujos efeitos se darão após a realização das adequações estruturais às necessidades do TRT-2.

A implantação do novo fórum dá continuidade ao projeto de descentralização da jurisdição da cidade de São Paulo, iniciado com a inauguração do Fórum da Zona Leste, em dezembro de 2013. O objetivo da iniciativa é garantir uma prestação jurisdicional mais acessível e próxima da população, implantando as novas varas criadas por lei em localidades estratégicas. De acordo com estudos realizados pelo TRT-2, aproximadamente 35 mil novos processos que entram por ano são referentes a prestadores de serviço localizados na zona sul.

Esse número, no entanto, poderia ser ainda maior. De acordo com a presidente do TRT-2, desembargadora Maria Doralice Novaes, há regiões da capital paulista que possuem demanda reprimida, fato comprovado com o atual Fórum da Zona Leste, cuja procura tem sido maior do que as expectativas. A tendência deve se repetir na zona sul. “Apenas na região do Grajaú, que integrará a jurisdição do novo fórum, são mais de 600 mil habitantes, população maior do que a cidade de Jundiaí-SP”, exemplifica a presidente.

Sustentabilidade

20140603 Assinatura Forum Zona Sul interno01

Alinhado a importantes questões relativas à sustentabilidade, o novo imóvel terá infraestrutura para o reaproveitamento de água de chuva, economizadores de energia elétrica, vidros refletivos, além da utilização de madeiras com certificação ambiental e de materiais de construção com conteúdo reciclado.

A unidade terá, inicialmente, quatro varas por andar, todas operando totalmente com o Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT, formato de tramitação mais célere que o tradicional, e que possibilita o acesso às informações 24 horas por dia de qualquer lugar, pela internet. O endereço do novo fórum é avenida das Nações Unidas, nº 22939, São Paulo-SP.

 Texto: Aline Castro – Secom/TRT-2

 FONTE: TRT 02ª REGIÃO

Voltar